Sete pilares para uma representação forte
- empresaperfectus
- 9 de jul. de 2014
- 2 min de leitura

O que faz um líder sindical de sucesso? Provavelmente não há uma equação única para essa resposta. Entretanto, certamente é possível encontrar características comuns que devem ser buscadas para ter um bom mandato na Diretoria de uma entidade de natureza sindical.
Veja abaixo sete pilares fundamentais para a consolidação de um Sindicato ou Associação sindical forte.
1. Qualidade das pautas e das bandeiras defendidas
O líder sindical deve ter um feeling aguçado para saber quais assuntos são prioritários para sua base e, assim, elencar o que merece atenção em um dado período, considerando o cenário enfrentado (tópico 2). Por mais que suas crenças o façam acreditar que uma pauta seja mais importante que outra, ele deve pensar no conjunto.
2. Leitura de cenário
Por mais que algo seja de extrema importância para uma categoria, o cenário nunca deve ser negligenciado pelo líder sindical. Justamente pela posição que ocupa ele deve sempre desenhar para si e para seus representados a real situação enfrentada para batalhar por um ou outro pleito. Isso é fundamental para saber que estratégia usar e que esforço concentrar em uma ação.
3. União da Diretoria
Não significa que todos os diretores devem concordar em tudo, mas é fundamental que a Diretoria olhe sempre no mesmo rumo e tenha pactuado que trabalhará em unidade. Atritos internos podem acontecer, mas eles devem ser ultrapassados democraticamente e jamais expostos.
4. Governança
Tão fundamental quanto a união da Diretoria, é ter estabelecido organogramas e procedimentos de governança que permitam que decisões sejam tomadas com agilidade para não emperrar ações internas e externas da entidade. A morosidade é um problema comum em muitos sindicatos e associações.
5. Excelente Comunicação e relações públicas
Consideramos esse um dos principais pilares. Como os filiados não vivem o cotidiano da entidade sindical e muitas vezes as pautas defendidas podem ser vistas de forma depreciativa, é fundamental investir em uma assessoria de comunicação e de relações públicas que leve o seu ponto de vista para os públicos de interesse e promova interação e aproximação da entidade com sua base e a sociedade.
6. Colaboradores engajados
Esse quesito costuma ser muito negligenciado pelos líderes sindicais, mas não deveria. Os funcionários são peça central do sindicato. Eles participam de todo o processo de elaboração de estratégias, executam os plano e têm responsabilidade direta pelo sucesso ou fracasso das ações. Sem contar que são eles que gerenciam o cotidiano da entidade.
Sem funcionários engajados e motivados, a chance de êxito cai drasticamente.
7. Boa gestão administrativa
O estabelecimento de técnicas e processos administrativos sólidos e o bom uso dos recursos financeiros são importantíssimos não só para a saúde financeira da entidade, mas também para agilizar o início de algumas ações propostas.
Paulo Brunet
Comments